A formação da personalidade

A formação da personalidade

O curso A formação da personalidade aconteceu em Colonial Heights, Virgínia, nos Estados Unidos de 18 a 23 de maio de 2015. Foram seis aulas proferidas pelo professor Olavo de Carvalho aos alunos presentes e a um público online.

“Personalidade” é a forma mais ou menos estável e reconhecível que a individualidade humana consciente assume perante outras consciências e perante si mesma no curso de um processo extremamente complexo de assimilações, adaptações e transformações. A partir de uma certa etapa, a personalidade se torna co-autora de si mesma na medida em que se assume como “obra em progresso” e, mediante as escolhas do presente, tenta modelar o seu futuro e ao mesmo tempo dar um novo sentido ao seu passado.

Por essa razão a personalidade é também reconhecida, na cultura ocidental moderna, como um valor. Não só um valor de originalidade, mas de fidelidade da consciência a si mesma.

O processo de formação e autoformação da personalidade pode ser descrito como um drama histórico ou biográfico, mas o próprio ato de descrevê-lo se incorpora ao processo e o modifica na medida em que o esclarece.

Investigar a formação da personalidade é também reforçá-la e recriá-la. Daí a necessidade de articular, nessa investigação, os aspectos puramente científico-descritivos e a meditação interior, o que transforma a investigação, ao menos parcialmente, num ato criador.

Esse foi o método seguido neste curso.

Deixe uma resposta