Apostilas

Resumo do curso "Princípios e métodos da auto-educação"

Esquema prático dos métodos do curso “Princípios e Métodos da Auto-Educacão”, de Olavo de Carvalho, preparado por Thiago Capanema, para uso dos alunos  Leia mais »

Elementos da filosofia de Olavo de Carvalho

Notas para uma leitura de “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota” (Record, 2013)  Leia mais »

Elementos de tipologia espiritual

Apresento nas páginas seguintes um esboço elementar da tipologia espiritual tradicional, particularmente hindu. Tipologia que distingue os homens segundo sua maior ou menor proximidade das metas supremas da existência, e assim permite compreender como, por que e em que sentido um homem pode ser melhor que outro, espiritualmente.

É um trabalho meramente informativo e de ocasião. Não tem outro intuito senão ajudar o leitor a vislumbrar algo da profunda verdade psicológica — mas também cosmológica e metafísica — que se oculta na idéia tradicional das castas. De outro lado, não é uma exposição sistemática e científica, mas informal e provisória.  Leia mais »

A filosofia de Mário Ferreira dos Santos

 Transcrição das aulas de 25 e 26 de Julho de 1997, sobre a filosofia de Mário Ferreira dos Santos, com leitura e comentários de trechos de sua obra.

Romerstein - Soviet Agents of Influence

Em vista da confusão usual em torno de termos como "desinformação", "agentes de influência" e similares, recomendo aos alunos o estudo deste breve man  Leia mais »

O trauma da emergência da razão

O Trauma da Emergência da Razão é um drama em que o indivíduo se vê confrontado com a necessidade de arcar com a sua condição de animal racional, deix  Leia mais »

Inteligência, ciência e fé.

OS MATERIALISTAS, pragmatistas e tutti quanti censuram à inteligência humana o não poder ultrapassar a esfera dos esquemas formais e dar-nos a realidade viva do objeto  Leia mais »

Problemas de método nas ciências humanas

 Antiga apostila do Seminário de Filosofia, utilizada nos cursos de filosofia e ciência política, na qual são abordados os seguintes temas:

1. Necessidade do método dialético

2. Observação e testemunho – O princípio do testemunho qualificado

3. Agente, testemunha e observador  Leia mais »

Humildade, Ridículo e Ironia

O senso do ridículo é um freio a todas as pretensões de grandeza. Os adversários da grandeza tendem a louvá-lo por isto. Uma psicologia profana -- e, no fundo, desumana -- diria que ele é o antídoto do orgulho. Mas para deter o orgulho basta a humildade, a qual, se se alimentasse do senso de ridículo, não seria humildade e sim apenas orgulho amedrontado. A hulmidade se alimenta da grandeza de Deus, que é, no fundo, a única grandeza do homem: ela freia o orgulho, sem sufocar a grandeza.

Conselhos aos Estudantes de Filosofia

Anotação do dia 22 de dezembro de 1995 em Seminarium: Páginas de um Diário Filosófico, de Olavo de Carvalho, ainda inédito.