novembro

Reposição dos vídeos

 Prezados alunos e assinantes,  Leia mais »

Educação Liberal - O estrangeiro

Aula sobre O estrangeiro, de Albert Camus, no grupo de introdução à educação liberal, organizado por Olavo de Carvalho e José Monir Nasser. <  Leia mais »

A espiral do silêncio

Conferência para o I Congresso Brasileiro de Mídia Católica, realizado no Rio de Janeiro em outubro de 2012.  Leia mais »

Curso Teoria do Estado - Aula 02.

Segunda aula do curso de Teoria do Estado, ministrado pelo professor Olavo de Carvalho na pós-graduação em Administração Pública, na PUC-PR de Curitiba, entre 2003 e 2004. Foram dadas 11 aulas, que serão publicadas mensalmente, seguindo a freqüência e ordem com que o curso foi ministrado.  Leia mais »

Questões de Simbolismo Geométrico

Esse texto foi publicado originalmente em Universalidade e Abstração. São Paulo: Especulum, 1983.  Leia mais »

O Valor da Educação Literária

Olavo de Carvalho responde dúvidas dos alunos sobre o valor e importância da cultura literária na educação e formação da personalidade.  Leia mais »

Educação e Cultura

Entrevista concedida ao programa Tribuna Independente, da Rede Vida, transmitida em 7 de outubro de 2004.

   Leia mais »

Quem é Gurdjieff? O plágio como arma de difamação

Nota de falecimento - Depoimento de Ivan Chudzik

 Prezados amigos,

 

É com grande pesar que comunicamos o falecimento no dia 17 de novembro de Jorge Luiz Nicolodi, um colega do Seminário de Filosofia. Abaixo, o relato de sua morte enviado aos alunos do Seminário de Filosofia pelo seu amigo Ivan Chudzik.

 

Nossos sentimentos.

Olavo de Carvalho e equipe do Seminário de Filosofia.

----------------------------------------------------------------------------------------  Leia mais »

Há três semanas, um engenheiro agrônomo de Guarapuava, Jorge Luiz Nicolodi, esteve em Curitiba, quando assistiu à Missa do Rito Gregoriano na igreja da Ordem. Por causa da sua área profissional, Jorge continuamente estava em contato com o problema do MST. E, não obstante, sendo ele diretor da UCP (Faculdades do Centro do Paraná), também se deparava com o esquerdismo reinante no ambiente universitário. Isto o intrigou de tal maneira que ele começou uma jornada intelectual em busca de respostas. Afinal, por que ainda há quem lute pelo marxismo quando os países onde ele foi aplicado estavam arrasados?
 

Curitiba 11 - 28/02/2004

Aula do Seminário de Filosofia realizada em Curitiba em 28 de fevereiro de 2004.
Duração: aproximadamente 2.30 horas
Total de arquivos: 6
 Leia mais »